domingo, 10 de janeiro de 2010

Massa Brioche a Frio

(Massa Lêveda)
De origem Francesa a massa de brioche é a massa leveda mais conhecida utilizada em diversas preparações quer de doces quer de salgados. Não é especialmente difícil de preparar, mas necessita de algum tempo para que as células vivas do fermento se multipliquem graças ao calor e á humidade. O tempo necessário para a massa levedar é devidido por três etapas, segundo o método mais frequente. No entanto, existe o método a frio, como dizem os especialistas, em que se trabalham todos os ingredientes ao mesmo tempo, depois é preciso deixar a massa tapada durante cerca de 12 horas num lugar frio.

Primeira Massa
Fermento
250gr de Farinha
100gr de Levedura
Leite qb

Preparação do Fermento
Põe-se em cima da mesa 250 gr de farinha, abre-se uma cavidade no centro (estanca), pesa-se a levedura e esfarele-se dentro da estanca, deitamos o leite sobre o fermento e com os dedos vai desfazendo e puxando a farinha a volta ao interior da estanca, misturando-a com os restantes componentes até ligar tudo, se for necessário junta-se mais leite, trabalha-se até ficar elástica e enxuta.
Empoe com farinha uma zona da mesa e coloco sobre ela a massa, e trabalhar bem até ter uma boa ligação,tapa-se com um pano húmido a massa e deixa-se levedar cerca de 2h

Segunda Massa
750gr de Farinha
200gr de Açúcar
150gr de Margarina de Massas
6 Ovos
20gr de Sal
1 limão (raspa)
0,1 dl de Rum
Leite qb

Obs. A quantidade de Levedura (30 a 50 gr) depende dos seguintes factores:

Quantidade de Massa
Tempo de Fermentação da Massa
Temperatura Ambiente


Preparação da Massa
É trabalhado com a mão o açúcar, margarina, sal, raspa de limão, no centro da farinha «estanca», depois de estar macio juntar de 2 em 2 ovos, continuando sempre a mexer e ir buscando ás paredes da estanca a farinha e trazendo para o centro, junta-se um pouco de leite, se o fermento estiver levedo, coloca-se no centro da estanca, e mexe-se juntamente com os componentes que lá se encontram, desfazendo-o com os componentes bem com a mão, junta-se mais um pouco de leite, apanhando a farinha que se encontra no em volta e começar a trabalhar energicamente, junta-se a bebida espirituosa, e vamos adicionando leite pouco a pouco de forma a ter uma massa consistente elástica e enxuta. Empoe-se com a farinha uma zona da mesa de trabalho e colocamos a massa, em forma de bola empoa-se por toda a volta e deixamos descansar até a massa levedar. «Aqui temos a Base da Massa de Brioche».

Obs. Partir dois em dois ovos para um recipiente para que se algum estiver estragado não ter que deitar fora toda a quantidade já existente.

Sem comentários:

Enviar um comentário